Blog do WhatsApp

Hoje, estamos atualizando os termos de serviço e a política de privacidade do WhatsApp, os quais permaneceram inalterados nos últimos quatro anos. A ação faz parte de nosso plano para testar maneiras em que as pessoas possam se comunicar com empresas dentro dos próximos meses. Os documentos refletem também assuntos como nossa junção ao Facebook, implementação de novos recursos, tais como a Chamada de Voz do WhatsApp, criptografia de ponta-a-ponta e novas maneiras de se comunicar, como por exemplo através do WhatsApp para computador e para web. Aqui, você encontra os documentos para leitura completa. Nós estamos notificando todas as pessoas sobre essas atualizações nas versões mais recentes suportadas do nosso aplicativo, e você será solicitado a tocar em 'Aceitar' para aceitar os termos atualizados.

Pessoas utilizam nosso app todos os dias para manter contato com seus familiares e amigos, e isso não vai mudar. Porém, como comunicamos no começo do ano, nós iremos explorar maneiras para facilitar a sua comunicação com as empresas de sua preferência, sem a exibição de anúncios ou spam. Muitos de nós recebemos mensagens de texto ou ligações de nosso banco para nos avisar sobre uma possível fraude em nossa conta, ou até mesmo de companhias aéreas para nos alertar sobre o atraso de um voo. Nós gostaríamos de testar estes recursos ao longo dos próximos meses, porém, é necessário atualizar nossos termos de serviço e política de privacidade antes de começarmos.

Atualizamos esses documentos também com a finalidade de deixar clara a implementação da criptografia de ponta-a-ponta. Quando você e as pessoas com quem você se comunica estiverem utilizando uma versão recente do aplicativo, suas mensagens serão criptografadas de ponta-a-ponta por padrão, o que significa que somente você e a pessoa para quem as enviar conseguirão lê-las. Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estarão impossibilitados de ler as suas mensagens. Nós não iremos publicar ou compartilhar seu número de telefone com terceiros, incluindo no Facebook. Nós também não iremos vender, compartilhar ou disponibilizar o seu número de telefone para anunciantes.

Essa colaboração com o Facebook nos permite, por exemplo, obter métricas básicas em relação à frequência com que as pessoas usam nosso aplicativo e também conseguiremos ser mais eficazes no combate ao spam no WhatsApp. Outro fato importante é que ao conectar o seu número de telefone aos sistemas do Facebook, você terá sugestões de amizade melhores e anúncios mais relevantes caso você tenha uma conta com eles. Por exemplo, você poderá ver um anúncio de uma empresa da qual você já tenha utilizado os serviços ao invés de uma que você nunca tenha ouvido falar. Você pode ler mais sobre o assunto, incluindo sobre como controlar o uso de seus dados aqui.

Acreditamos fortemente no valor de comunicações privadas e estamos comprometidos em disponibilizar a você uma experiência rápida, simples e confiável no WhatsApp. Como sempre, estamos ansiosos para ouvir sua opinião e agradecemos por utilizar o WhatsApp.