Blogue do WhatsApp

O WhatsApp sempre priorizou a segurança máxima de seus dados e comunicações. E hoje, anunciamos com muito orgulho a finalização de um desenvolvimento tecnológico que torna o WhatsApp líder em proteção de suas comunicações pessoais: criptografia de ponta-a-ponta completa. A partir de agora, todas as ligações que você fizer e todas as mensagens, fotos, vídeos, arquivos e mensagens de voz que você enviar, estarão protegidas com criptografia de ponta-a-ponta quando você e seus contatos estiverem utilizando a últimas versões do aplicativo, incluindo conversas em grupo.

A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que poderá ler será o contato ou o grupo para o qual você enviou a mensagem. Ninguém poderá ver nada dentro daquela mensagem. Os cibercriminosos, hackers ou regimes opressores não podem também. Nem mesmo nós. A criptografia de ponta-a-ponta ajuda a tornar as comunicações através do WhatsApp privadas - mais ou menos como uma conversa face a face.

Caso esteja interessado em saber como a criptografia de ponta-a-ponta funciona, você pode ler sobre aqui. Porém, tudo o que você precisa saber é que as mensagens criptografadas de ponta-a-ponta, podem somente ser lidas pelos destinatários que você enviou. E se você estiver utilizando uma versão recente do WhatsApp, você não precisa fazer nada para criptografar suas mensagens: a criptografia de ponta-a-ponta está ativada por padrão o tempo todo.

Vivemos em um mundo onde nossos dados estão cada vez mais digitalizados. Todos os dias nos deparamos com histórias sobre acessos indevidos ou roubo de arquivos de conteúdo sensível. Se nada é feito a respeito, muitas outras informações digitais de pessoas e também comunicações, estarão vulneráveis a prováveis ataques nos próximos anos. Felizmente, a criptografia de ponta-a-ponta nos protege desta vulnerabilidade.

A criptografia é uma das ferramentas mais importantes que os governos, empresas e pessoas em geral possuem para promover segurança e estabilidade nesta nova era digital. Muitas discussões têm surgido a respeito de serviços criptografados e o trabalho da justiça. Ao passo que entendemos a importância dos trabalhos da justiça para manter a segurança da população, qualquer esforço feito com o objetivo de enfraquecer a função da criptografia coloca as informações das pessoas à exposição e possível abuso de cibercrimonosos, hackers ou Estados-pária.

O WhatsApp está entre algumas plataformas de comunicação que implementaram criptografia de ponta-a-ponta completa por padrão em tudo o que você fizer, esperamos que esta seja uma representação definitiva do futuro das comunicações pessoais.

A proteção das comunicações pessoais das pessoas é algo que acreditamos ser fundamental e temos como regra aqui no WhatsApp e para mim, chega a ser pessoal. Eu cresci na União Soviética durante o regime comunista, onde as pessoas não tinham liberdade de expressão e foi por isso que minha família se mudou para os Estados Unidos.

Hoje, mais de um bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp para manter contato com seus amigos e familiares por todo o mundo. E agora, cada uma dessas pessoas pode falar livremente com segurança no WhatsApp.

Jan e Brian