Blog do WhatsApp

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o WhatsApp todos os dias para se manterem conectadas com suas famílias e amigos e, com o tempo, mais e mais pessoas vêm utilizando o aplicativo para também se comunicarem com empresas das quais elas gostam. Na verdade, muitos contatos deste tipo já estão acontecendo todos os dias; seja através de alguém fazendo um pedido na padaria local ou alguém dando uma olhada na nova coleção de uma loja de roupas. Porém, a forma como isto acontece hoje ainda é bastante rudimentar. Conversando com usuários, ouvimos histórias de lojistas que usam o WhatsApp para se manterem em contato com centenas de clientes através de um único aparelho de telefone e também ouvimos de pessoas que não têm certeza se uma determinada empresa no WhatsApp é confiável ou não. Nos próximos meses, vamos testar novas funcionalidades que pretendem resolver alguns destes desafios e facilitar a comunicação de entre pessoas e as empresas que elas querem contatar via WhatsApp. Nossa abordagem é simples - queremos aplicar o que aprendemos ajudando pessoas a se conectarem umas às outras ao cenário onde ajudaremos pessoas a se conectarem a empresas que lhes sejam importantes.

Sabemos que empresas têm necessidades diferentes. Como exemplo, sabemos que elas desejam ter uma presença oficial - um perfil verificado para que pessoas possam diferenciar uma empresa de um usuário comum - e uma maneira mais fácil de responder a um grande volume de mensagens. Estamos desenvolvendo e testando novas ferramentas através do aplicativo gratuito WhatsApp Business. Ele será voltado para pequenos negócios e também funcionará como solução empresarial para companhias maiores - operando em grande escala e com uma base de clientes global - como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Tais empresas poderão utilizar de nossas soluções para fornecerem notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações.

Seja alguém se comunicando com uma empresa logo ali na esquina ou localizada no outro lado do mundo, as pessoas esperam que o WhatsApp seja ágil, confiável e seguro. Ouviremos cuidadosamente a comentários durante a fase de teste e enviaremos atualizações à medida que disponibilizaremos estas ferramentas mais amplamente. É importante que realizemos os passos adequados e que sejamos atenciosos a respeito das novas experiências que proporcionaremos a empresas e aos nossos usuários. Para maiores informações, por favor, leia esta página do FAQ.

No ano passado, nós divulgamos que, por mês, um bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp ao redor do mundo. Hoje, anunciamos com muita alegria e com muito orgulho que um bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp todos os dias para manter contato com suas famílias e amigos.

Seja ao compartilhar fotos e vídeos, ao conectar-se através de chamada de vídeo, ou ao manter os amigos por dentro de tudo o que acontece através das atualizações de Status, a comunicação no WhatsApp nunca foi tão fácil ou mais pessoal do que hoje. Nos sentimos lisonjeados em saber que tantas pessoas utilizam estes recursos para se comunicarem com o mundo, cada um de maneira muito especial.

Ao passo que celebramos esta conquista, nos comprometemos mais do que nunca a disponibilizar a você recursos úteis para desfrutar do WhatsApp com a confiabilidade, simplicidade e segurança de sempre. Obrigado por seu apoio contínuo ao WhatsApp.

Há oito anos, em fevereiro de 2009, começamos a escrever as primeiras linhas de código de algo que eventualmente se tornaria o WhatsApp. A ideia original por trás deste projeto, era a de desenvolver um aplicativo onde você poderia dizer aos seus amigos e outros contatos o que estivesse fazendo naquele momento. Essa ideia apareceu meses antes de disponibilizarmos a opção de enviar mensagens.

A primeira versão do nosso app era assim:

Mesmo depois de termos implementado as mensagens no verão de 2009, mantivemos a funcionalidade de status do WhatsApp sendo "somente texto". Todo ano, quando eu e Brian pensávamos em projetos para trabalhar, acabávamos conversando sobre como poderíamos melhorar e atualizar a ideia original da funcionalidade de status que até então, era "somente texto".

Estamos super felizes em anunciar que, juntamente com as comemorações de aniversário de oito anos do WhatsApp em 24 de fevereiro de 2017, reinventamos a funcionalidade de status. A partir de hoje, iremos disponibilizar as atualizações de status onde você pode compartilhar imagens e vídeos com seus contatos no WhatsApp de maneira simples e segura - sim, até nossas atualizações de status são criptografadas de ponta-a-ponta.

Assim como há oito anos, quando começamos o WhatsApp, esta nova ferramenta de status lhe proporcionará a opção de manter seus amigos que utilizam o WhatsApp, facilmente atualizados de uma maneira simples e divertida, e todos nós aqui do WhatsApp esperamos que você goste!

Jan Koum

O nosso objetivo no WhatsApp sempre foi o de ajudar o maior número possível de pessoas a manterem contato com seus familiares, amigos e com as pessoas que mais lhe importam.

Para isto, desenvolvemos um produto simples, fácil de ser usado e acessível onde quer que você esteja. Começamos com as mensagens de texto, conversas em grupo e então adicionamos a chamada de voz. Tudo isso feito de maneira a funcionar nas diversas combinações entre aparelhos e sistemas operacionais ao redor de todo o mundo.

Hoje, com muita alegria, anunciamos o nosso próximo passo para conectar ainda mais as pessoas umas com as outras - Chamada de Vídeo do WhatsApp.

Dentro dos próximos dias, mais de um bilhão de usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas de vídeo nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone.

Estamos introduzindo este recurso ao WhatsApp, pois sabemos que as mensagens de texto e as mensagens de voz às vezes não são suficientes. Sabemos também que não existe nada que substitua a sensação de ver os netos dando seus primeiros passos, ou ainda o rosto dos seus filhos que estão estudando no exterior. Nosso objetivo é de que este recurso esteja disponível indiscriminadamente para todos, e não somente para aquelas pessoas que podem comprar aparelhos mais caros ou que residam em um país com excelente serviço de cobertura de telefonia celular.

Recebemos diversos pedidos de nossos usuários para que implementássemos a chamada de vídeo no WhatsApp. É muito gratificante finalmente poder disponibilizar esta opção para o mundo. Agradecemos por utilizar o WhatsApp e prometemos continuar com o nosso sólido trabalho diário a fim de sempre melhorar os nossos serviços.

Estamos anunciando hoje novas maneiras de editar e aperfeiçoar as fotos e os vídeos que você compartilha com seus amigos e familiares ao redor do mundo. Agora com os novos recursos de câmera do WhatsApp, você poderá desenhar ou escrever em suas fotos e vídeos, como também poderá adicionar emojis.

Ao tirar uma foto, gravar um vídeo ou compartilhar algum vídeo que você já tenha em seu celular, automaticamente você verá as ferramentas de edição. Seja para adicionar um emoji ou desenhar um enorme coração vermelho a fim de mostrar o quanto você gosta de alguém: nós sabemos que uma imagem realmente vale mais que mil palavras. Experimente também colocar texto com diferentes fontes e cores.

A câmera do WhatsApp também oferece a possibilidade de flash frontal para que você consiga tirar aquela selfie perfeita de noite ou em alguma situação com pouca luz. Este recurso irá iluminar a tela e melhorar a qualidade da sua foto. Adicionamos também a opção de zoom ao gravar vídeos - basta deslizar seu dedo para cima e para baixo para aumentar ou diminuir o zoom e também tocar duas vezes na tela para mudar da câmera frontal para a traseira.

Estes novos recursos de câmera serão lançados para Android hoje e para iPhone em breve. Esperamos que você curta todas essas novidades ao compartilhar suas próximas fotos e vídeos.

Hoje, estamos atualizando os termos de serviço e a política de privacidade do WhatsApp, os quais permaneceram inalterados nos últimos quatro anos. A ação faz parte de nosso plano para testar maneiras em que as pessoas possam se comunicar com empresas dentro dos próximos meses. Os documentos refletem também assuntos como nossa junção ao Facebook, implementação de novos recursos, tais como a Chamada de Voz do WhatsApp, criptografia de ponta-a-ponta e novas maneiras de se comunicar, como por exemplo através do WhatsApp para computador e para web. Aqui, você encontra os documentos para leitura completa. Nós estamos notificando todas as pessoas sobre essas atualizações nas versões mais recentes suportadas do nosso aplicativo, e você será solicitado a tocar em 'Aceitar' para aceitar os termos atualizados.

Pessoas utilizam nosso app todos os dias para manter contato com seus familiares e amigos, e isso não vai mudar. Porém, como comunicamos no começo do ano, nós iremos explorar maneiras para facilitar a sua comunicação com as empresas de sua preferência, sem a exibição de anúncios ou spam. Muitos de nós recebemos mensagens de texto ou ligações de nosso banco para nos avisar sobre uma possível fraude em nossa conta, ou até mesmo de companhias aéreas para nos alertar sobre o atraso de um voo. Nós gostaríamos de testar estes recursos ao longo dos próximos meses, porém, é necessário atualizar nossos termos de serviço e política de privacidade antes de começarmos.

Atualizamos esses documentos também com a finalidade de deixar clara a implementação da criptografia de ponta-a-ponta. Quando você e as pessoas com quem você se comunica estiverem utilizando uma versão recente do aplicativo, suas mensagens serão criptografadas de ponta-a-ponta por padrão, o que significa que somente você e a pessoa para quem as enviar conseguirão lê-las. Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estarão impossibilitados de ler as suas mensagens. Nós não iremos publicar ou compartilhar seu número de telefone com terceiros, incluindo no Facebook. Nós também não iremos vender, compartilhar ou disponibilizar o seu número de telefone para anunciantes.

Essa colaboração com o Facebook nos permite, por exemplo, obter métricas básicas em relação à frequência com que as pessoas usam nosso aplicativo e também conseguiremos ser mais eficazes no combate ao spam no WhatsApp. Outro fato importante é que ao conectar o seu número de telefone aos sistemas do Facebook, você terá sugestões de amizade melhores e anúncios mais relevantes caso você tenha uma conta com eles. Por exemplo, você poderá ver um anúncio de uma empresa da qual você já tenha utilizado os serviços ao invés de uma que você nunca tenha ouvido falar. Você pode ler mais sobre o assunto, incluindo sobre como controlar o uso de seus dados aqui.

Acreditamos fortemente no valor de comunicações privadas e estamos comprometidos em disponibilizar a você uma experiência rápida, simples e confiável no WhatsApp. Como sempre, estamos ansiosos para ouvir sua opinião e agradecemos por utilizar o WhatsApp.

Por mais de um ano, pessoas ao redor do mundo têm utilizado a Chamada do WhatsApp para falar com seus familiares e amigos. É uma excelente maneira de manter contato, especialmente por conectar pessoas que estão em países diferentes ou quando mensagens de texto não são suficientes.

Hoje, mais de 100 milhões de ligações são feitas todos os dias no WhatsApp - isso significa que 1.100 ligações são feitas a cada segundo!

Estamos verdadeiramente lisonjeados por saber que este recurso tem sido útil para tantas pessoas e por isso nos comprometemos a melhorá-lo ainda mais dentro dos próximos meses.

Lançamos hoje, um aplicativo do WhatsApp para ser usado em seu computador. A partir de agora, você tem uma nova opção para manter-se conectado a qualquer hora e em qualquer lugar - seja com o seu telefone, seu computador de mesa ou laptop. Assim como o WhatsApp Web, o aplicativo para o computador é simplesmente uma extensão do seu telefone: o aplicativo espelha as mensagens e conversas do seu celular.

O novo aplicativo para computador está disponível para os sistemas operacionais Windows 8 ou superior e Mac OS 10.9 ou superior e está sincronizado com o WhatsApp no seu telefone. Como o aplicativo roda diretamente em seu computador, o WhatsApp será compatível com as notificações da área de trabalho, terá atalhos melhores de teclado e muito mais.

Para baixar o app, visite o website: https://www.whatsapp.com/download, instale em seu computador e escaneie o código QR utilizando o seu telefone - procure por WhatsApp Web nas configurações do WhatsApp em seu telefone.

Assim como o WhatsApp Web, o novo aplicativo para o computador lhe permite manter-se em contato com seus amigos e familiares enquanto seu celular fica no seu bolso.

O WhatsApp sempre priorizou a segurança máxima de seus dados e comunicações. E hoje, anunciamos com muito orgulho a finalização de um desenvolvimento tecnológico que torna o WhatsApp líder em proteção de suas comunicações pessoais: criptografia de ponta-a-ponta completa. A partir de agora, todas as ligações que você fizer e todas as mensagens, fotos, vídeos, arquivos e mensagens de voz que você enviar, estarão protegidas com criptografia de ponta-a-ponta quando você e seus contatos estiverem utilizando a últimas versões do aplicativo, incluindo conversas em grupo.

A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que poderá ler será o contato ou o grupo para o qual você enviou a mensagem. Ninguém poderá ver nada dentro daquela mensagem. Os cibercriminosos, hackers ou regimes opressores não podem também. Nem mesmo nós. A criptografia de ponta-a-ponta ajuda a tornar as comunicações através do WhatsApp privadas - mais ou menos como uma conversa face a face.

Caso esteja interessado em saber como a criptografia de ponta-a-ponta funciona, você pode ler sobre aqui. Porém, tudo o que você precisa saber é que as mensagens criptografadas de ponta-a-ponta, podem somente ser lidas pelos destinatários que você enviou. E se você estiver utilizando uma versão recente do WhatsApp, você não precisa fazer nada para criptografar suas mensagens: a criptografia de ponta-a-ponta está ativada por padrão o tempo todo.

Vivemos em um mundo onde nossos dados estão cada vez mais digitalizados. Todos os dias nos deparamos com histórias sobre acessos indevidos ou roubo de arquivos de conteúdo sensível. Se nada é feito a respeito, muitas outras informações digitais de pessoas e também comunicações, estarão vulneráveis a prováveis ataques nos próximos anos. Felizmente, a criptografia de ponta-a-ponta nos protege desta vulnerabilidade.

A criptografia é uma das ferramentas mais importantes que os governos, empresas e pessoas em geral possuem para promover segurança e estabilidade nesta nova era digital. Muitas discussões têm surgido a respeito de serviços criptografados e o trabalho da justiça. Ao passo que entendemos a importância dos trabalhos da justiça para manter a segurança da população, qualquer esforço feito com o objetivo de enfraquecer a função da criptografia coloca as informações das pessoas à exposição e possível abuso de cibercrimonosos, hackers ou Estados-pária.

O WhatsApp está entre algumas plataformas de comunicação que implementaram criptografia de ponta-a-ponta completa por padrão em tudo o que você fizer, esperamos que esta seja uma representação definitiva do futuro das comunicações pessoais.

A proteção das comunicações pessoais das pessoas é algo que acreditamos ser fundamental e temos como regra aqui no WhatsApp e para mim, chega a ser pessoal. Eu cresci na União Soviética durante o regime comunista, onde as pessoas não tinham liberdade de expressão e foi por isso que minha família se mudou para os Estados Unidos.

Hoje, mais de um bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp para manter contato com seus amigos e familiares por todo o mundo. E agora, cada uma dessas pessoas pode falar livremente com segurança no WhatsApp.

Jan e Brian

No começo desta semana, o WhatsApp completou sete anos. Até agora têm sido uma aventura surpreendente, e dentro dos próximos meses iremos dar uma ênfase ainda maior nos recursos de segurança e nas várias maneiras de lhe manter conectado com as pessoas com quem você mais se importa.

Datas comemorativas, como as de aniversário, nos dão a oportunidade de refletirmos sobre o passado. Quando demos início ao WhatsApp em 2009, a maneira com que as pessoas utilizavam smartphones era bem diferente do que é hoje. A App Store da Apple por exemplo, existia há apenas alguns meses. Cerca de 70 por cento dos smartphones vendidos na época, possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e Nokia. Os sistemas operacionais móveis oferecidos pela Google, Apple e Microsoft - o que totaliza hoje em torno de 99.5 porcento das vendas atuais - estavam dentro de menos de 25 porcento dos aparelhos celulares vendidos naquela época.

Olhando para o futuro, mirando os próximos sete anos, queremos concentrar nossos esforços nas plataformas de celular que a maioria das pessoas utilizam. Logo, até o final de 2016, nós não mais ofereceremos suporte para o WhatsApp nas seguintes plataformas de celular:

  • BlackBerry OS e BlackBerry 10
  • Nokia S40
  • Nokia Symbian S60
  • Android 2.1 e Android 2.2
  • Windows Phone 7
  • iPhone 3GS/iOS 6

Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro.

Esta foi uma decisão difícil de ser feita, porém foi a decisão certa para que pudéssemos oferecer as pessoas, melhores maneiras de manter contato com família, amigos e entes queridos utilizando o WhatsApp. Caso você utilize um destes aparelhos, nós recomendamos que troque por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possa continuar usando o WhatsApp.

Atualização: O WhatsApp estendeu o prazo de suporte para os sistemas operacionais BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia s40 e Symbian S60 até o dia 30 de junho de 2017.